top of page

Projeto PRATA - Coleta de dados

Parceria Rural para Aperfeiçoamento Técnico dos Assentamentos, ou Projeto PRATA, tem seu pontapé com a coleta de informações sobre as propriedades rurais e culturas desenvolvidas.


O início será marcado pela coleta de informações sobre os trabalhos em andamento no município. Serão procurados os responsáveis técnicos de cada segmento, além de se tentar uma parceria no compartilhamento de informações com a Secretaria de Agricultura.



Foi levantado a informação que o cultivo do maracujá, já está em andamento em várias propriedades do município. Além do maracujá, outros cultivos estão estão iniciados ou estão sob análise, como é o caso do limão-taiti, da goiaba e do abacaxi.


O projeto P.R.A.T.A. poderá ajudar os assentados e pequenos produtores, mas primeiro é preciso um planejamento completo e detalhado, que vai desde a escolha do que se irá produzir, até o cálculo dos custos de escoamento e entrega ao comprador. Em uma economia globalizada é imprescindível conhecer oferta e demanda, tem um preço justo, mas com lucratividade.


Pelas informações parcialmente levantadas, há uma boa expectativa no cultivo do maracujá, uma vez que, mais de doze famílias estão envolvidas. Uma produção desse tamanho, exige um cuidado na escolha dos compradores, para minimizar os riscos é preciso bons contratos, fechados com antecedência, evitando assim especulações futuras. Indústrias de beneficiamento são o foco de grandes produções, o que não impede, que parte da produção seja vendida ao consumidor final.


É necessário ainda, discutir a importância de uma produção diversificada, com um planejamento que promova a continuidade dessa produção, pois só dessa forma, poderemos pensar em falar em abastecimento de empresas e outros centros maiores.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page